Religião Wicca: Sagrado Feminino

outubro 13, 2018 | Categoria: Conhecimento

Edit: gente, tô com medo de deixar esse post aqui, porque muita gente tem uma ideia errônea da Wicca, dizendo que é maléfica, satanista, que come criancinhas, etc. Spoiler: a gente não faz nada disso, nem magia negra. Então vamos ler antes de falar o que a gente não sabe, tá bem? Então tá bem.

Wicca é uma religião baseada na cultura celta, na religião dos druidas: o Druidismo. Eu amo muito as histórias sobre esse antigo povo: Brumas de Avalon, Rei Arthur, Távola Redonda, etc. Daí lá em 2014 pesquisei sobre a religião deles, e dei de cara com a Wicca.

Pra tu sentir a vibe, a cultura celta era matriarcal: com forte reverência à mulher, pois a divindade suprema era a Mãe Natureza. A importância feminina se refletia nos costumes: a rainha celta comandava exércitos e tinha vários amantes.

👉 Tá, mas o que é a Wicca?

Wicca é uma religião pagã, baseada no Druidismo. Para os celtas a  Deusa tinha 3 fases: Donzela, Mãe e Anciã. 🌛🌑🌜E as três fases são representadas pelas luas crescente, cheia e minguante. Ah, eles acreditavam no Deus Cornífero: filho e amante da Deusa, força masculina.

Para os druidas, a Deusa era a energia lunar, e o Deus, solar. 🌚🌞

Wicca ou Wicce tem origem anglo-saxã, que significa “curar ou moldar”. Eu jajá explico isso. 💖

Em sua essência, a Wicca é centrada na reverência à Deusa, e tem a natureza e a mulher como sagrada. 🌿✨

🧙‍♂️🧙‍♀️ A Bruxaria

Esses dias eu li que  a bruxaria talvez seja a mais antiga religião existente no Ocidente.  Suas origens são anteriores ao cristianismo, judaísmo e ao Islã; até mesmo ao budismo e ao hinduísmo. Ela não se baseia em dogmas ou livro sagrado. Ela retira seus ensinamentos da natureza e inspira-se nos ciclos das estações.

 

👉 Sagrado Feminino

“Existe coisa mais feminina que a natureza?”

O que eu mais gosto na wicca é que a gente acredita na Deusa, a mãe que deu à luz ao mundo, mãe que alimenta e dá toda a vida. Ela é poder de fertilidade e geração. No meu coração, faz sentido que seja uma mulher quem deu vida ao universo.

A Deusa é exemplo de força e autoridade feminina. E ela tem várias faces: Ísis, Diana, Ártemis, Afrodite, Virgem Maria, Iemanjá. Mas é a mesma Deusa. Uma só.

👉 Magia

A Wicca é uma religião que envolve magia. E quando falo “magia”, significa a capacidade de exercer influência sobre o nosso meio. 🔮 Ela é voltada para o nosso florescer, e nunca pra prejudicar outrxs ou tirar livre arbítrio de alguém.

Para os Bruxos nada é imutável e nossa vontade é a única coisa necessária para transformar nosso destino.

Confesso que faço magia em poucas ocasiões: pra pedir paz, amor, alegria, coragem. E não é uma coisa sobrenatural, pelo contrário: magia é natural. Eu uso pedras, ervas, incensos, galhos de árvores, elementos da natureza no geral.

Magia é a prática de usar energias naturais pra efetuar mudanças necessárias.

⚠ Mas ó, atenta aqui: se você quer praticar apenas magia, provavelmente a Wicca não é o melhor caminho pra você, porque envolve principalmente orações e rituais para a Deusa e o Deus.

⚠ Outro ponto: a magia não é um meio de forçar a natureza ou tirar livre arbítrio de alguém. A gente trabalha junto com os elementos naturais: fogo, terra, ar e água.

Me conta o que cê achou disso tudo. Quero saber tua opinião :) ✨💓

 

Postado por: Larissa P | Tags: ,

O que você acha? :)

87 oo o.O cry S33 S2 D <s2 <4 <33 <22 ;F ;) :D :-) :* :( : 99s 99) 00 --/ *.* **..** **** (S
  1. Uma vez uma menina me disse que achava que eu pertencia a Wicca. Respondi que não porque nem sabia o que era, mas fui pesquisar para saber mais sobre o assunto.
    Descobri coisas bem interessantes. Só que nunca entendi porque ela pensou isso sobre mim.
    Bjus!

    galerafashion.com

  2. Kaila Garcia disse:

    Essa é a primeira vez que vejo alguém falar sobre a cultura celta e achei incrível, vou procurar mais sobre o assunto!

    http://www.kailagarcia.com

  3. Leslie Leite disse:

    Pra quem não conhece, a religião Wicca está muito ligada à magia ruim e bruxas que fazem o mal. Mas, eu acho que a gente tem que respeitar e parar de criticar, cada qual tem a sua religião e acredita em coisas diferentes.
    Achei o seu post muito informativo e cheio de curiosidade.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    • Larissa P disse:

      Oi, Leslie. Acho que se você ler um pouco sobre a religião, verá que a Wicca não está “cheia de magia ruim”. A wicca não tem rituais satânicos. Muito desse pensamento veio do preconceito da Igreja Católica contra a religião dos druidas. Nós acreditamos na força da natureza, temos as florestas como sagrada e a Deusa como a Mãe Terra. A magia na wicca é chamada magia branca, porque usamos ervas pra curar e magia pra pedir paz e abundância pra nossas vidas. Qualquer dúvida estou por aqui :)

  4. Beca disse:

    Que post lindo.
    Primeiramente, eu amo a estética do seu blog e a forma estonteante que ilustra seus posts com imagens lindas e hipnotizantes.
    Já estudei um pouco de wicca e acho uma das coisas mais lindas que há. A natureza é uma das coisas mais poderosas que a gente tem, uma pena que o ser humano a destrua um pouco mais a cada dia.
    Texto lindoooooo
    Mil beijos s2

  5. Ahhh que eu amei saber mais sobre a religião aqui.
    Eu sou cética, mas sempre me interesso pela origem e história.
    Sempre coisas novas para aprender *_*

  6. Não conhecia sobre essa religião mas adorei conhecer.
    Eu só não aderaria porque não sou muito chegada com essas coisas de magia…
    Beijos. ♥
    Diário da Lady

  7. Sabrina disse:

    Larissa, eu sou muito grata por esse seu post. 1. Por desmitificar tantos preconceitos, 2. Por ser tão generosa em suas explicações. Senti uma energia muito boa dessa reverência à natureza e ao Sagrado Feminino. Adoraria ler mais disso por aqui, principalmente suas experiências pessoais. Luz! ♥

    • Larissa P disse:

      nossa, Sabrina, e eu tô muito grata por ler você hoje S2 ganhei meu dia com seu comentário, mana. aaa. Eu fiquei assustada quando vi um comentário preconceituoso aqui no post, e aí logo pensei em excluir. (S
      Mas a gente tem que resistir, né?
      Poxa, que lindo que cê sentiu a energia, Sa <22 eu nutro um respeito muito grande pela Deusa. Tô feliz de ter conseguido passar isso. Volta sempre <s2

  8. Bruna Morgan disse:

    Não exclua esse post, ele está bem informativo ♡
    Eu sou bruxa e tinha um site de bruxaria chamado Moon Girls Club, mas parei de pagar a hospedagem do site

  9. Renata disse:

    Oi Lari! Sabe que quando eu era xóvem (ahaha) eu era muito interessada por esse mundo Wicca? Na minha adolescência procurava muito sobre esse tema e meus livros favoritos eram aquele que tinha essa pegada. Mas depois de certo tempo, nunca mais procurei. Achei muito legal você contar sobre essa religião! Mesmo! ****

    Um beijo,
    Rê | https://rivieredusouvenir.blogspot.com

  10. Bruna Morgan disse:

    Faço rituais sim!
    Eu tinha um site sobre bruxaria (Moon Girls Club), mas parei de pagar a hospedagem e está fora do ar por enquanto :c

  11. Dai Castro disse:

    Eu acho muito interessante conhecer aspectos mais profundos da Wicca.
    Cada vez me interesso mais por rituais que prezam pelas forças da natureza que busca energização e integração com o todo. Estou buscando o meu caminho, ainda não encontrei, mas é sempre válido entender e respeitar outras religiões.
    Um beijo
    Colorindo Nuvens

  12. gislei disse:

    A Wicca me remete a nostalgia de quando comecei a trilhar meus caminhos no misticismo e ocultismo, li muito sobre a prática até que reencontrei o caminho da Bruxaria tradicional, a qual me identifico e fui acolhido em meu atual coven. Eu acho tão fantástica e cristalina a tua escrita sobre a wicca, se não me engano já até falamos sobre em outra oportunidade no facebook. É sem duvida um caminho apaixonante!!!

    http://www.gislei.com

  13. Yasnaya disse:

    No colégio eu tinha uma colega que tinha umas revistinhas da Wicca, me despertava curiosidade, mas nunca perguntei, ela sempre se vestia de forma bem alternativa, meio hippie.
    Eu nunca pesquisei, nem lembro por que.
    Crença é algo tão particular né, principalmente quando envolve o sobrenatural. Acho que a gente vai pra onde mais se identifica, e concordo que faz mais sentido um deus feminino criando tudo!
    Eu achei interessante, falou natureza já me deixa à vontade, e se não for pra prejudicar ninguém, então tudo certo.
    Eu sou Cristã, desde que nasci, passei por vários estágios da minha fé, pesquisei outras religiões, mas nenhuma delas me deu o que o Cristianismo me dá, aqui dentro do meu coraçãozinho, até hoje!
    Eu ainda pesquiso, e o que mais noto é a similaridade delas, é interessante.
    Se você tiver mais experiências pessoais com a wicca gostaria de ver por aqui.

    <4 xero :*

  14. Pode deixar esse post aqui, porque é interessante pra quem não conhece, ler e não falar merda. Acredita que não conheço nada dos druidas? Na real nem sei o que é druidas #shameonme (mas to aqui pra me informar). Uau! Então a cultura celta é tipo Amazonas (referência ao filme da Mulher-Maravilha) um reino comandado por mulheres. Gostei dessa conexão maior com a natureza que a religião tem. Que bonita essa crença wicca! Sério. Achei linda! Eu só entendo um pouquinho sobre as deusas por causa da série de livros do Percy Jackson, aí falam da Ártemis e Afrodite. Algumas pessoas até pegam a referência wicca sem nem mesmo saber. Por exemplo com o uso dos incensos, das ervas e das pedras. Minha vó é espírita e acredita fielmente nessas três coisas que citei e funciona mesmo, também acredito, desde pequena. Acho que a partir do momento que a gente conhece, temos a escolha de, ou acreditar, ou respeitar. Eu acredito. Gostei muito de saber mais a respeito da religião e você pode trazer mais posts desse pra cá que eu vou adorar ler e conhecer mais.
    Beijos!

  15. Tati disse:

    MENINA, eu já pesquisei várias vezes sobre, mas não encontrei postagens que não fossem tendenciosas. Se não for pedir muito, você poderia compartilhar mais sobre? hehe

    Limonada