Inspiração: Nariz Grande

julho 23, 2018 | Categoria: Inspiração

Eu odeio meu nariz. Nunca falei disso fora da terapia, mas tenho complexo de nariz grande desde a quarta série, quando os meninos me chamavam de nariz de batatinha.

Até tempo atrás, tirar selfie era muito difícil pra mim, porque eu achava meu nariz enorme nas fotos. Gravar stories então, era bem pior. :( Eu não conseguia me achar bonita em vídeos, e depois de tentar várias vezes sair bem, eu desistia, chorava um pouco por me achar feia e ia dormir.

Bateu tristeza: sem dinheiro pra rinoplastia, eu aprendia a me odiar mais. Parece loucura, mas eu deixava de sair de casa por me achar uma aberração.

Mas foi há algumas semanas atrás que me deparei com o Insta da Kiran Rai: atriz e modelo indiana, irmã da escritora Rupi Kaur. Ela assume o nariz grande nas fotos, e posa pra marcas como Gucci e Moschino. De repente, ver alguém confiante, ostentando um traço que se tornou pejorativo na indústria da beleza me deixou chokita:


Comecei a pesquisar mais sobre a ditadura do nariz pequeno, e vi a campanha da jornalista britânica Radhika Sanghani, que faz a gente questionar o preconceito contra o nariz grande. Ela diz:

A campanha foi uma hashtag no twitter, incentivando mulheres e homens com nariz fora do padrão a compartilharem suas fotos de perfil. Nesse sentido, acredito que dizer que alguém tem nariz grande não é xingamento: nós o enxergamos assim. Ter narigão é só outra forma de beleza, a qual não estamos acostumadxs a ver por aí.

Fotos pessoais assumindo a nareba

Vou finalizar com fotos minhas, bem plena, aceitando meu nariz grande:

Pois é, manas. Agora tô lá no insta, gravando stories até sem maquiagem, me sentindo maravitop.

Mas foi tenso, bicho. Vale dizer que foram 6 meses de terapia pra botar a autoestima em dia.

Depois de quase 10 anos de auto-ódio, eu mereço esse sossego em relação à minha aparência, né nom? 💞

Se amar é mesmo, como dizem, revolucionário.

 

Postado por: Larissa P | Tags: ,

O que você acha? :)

87 oo o.O cry S33 S2 D <s2 <4 <33 <22 ;F ;) :D :-) :* :( : 99s 99) 00 --/ *.* **..** **** (S
  1. Luciana Souza disse:

    Eu não tiro fotos de rosto por conta disso, porque alem de ter nariz gorducho tem rosto de lua cheia, eu não me odeio por isso, porem não consigo mais tirar foto de rosto, aprendi a não gostar desse tipo de fotografia. Me encantei pelo movimento e achei incrível, essa irmã da Rupi é tão linda quanto ela. Amei o post. Beijos.

    Ventos de Maio

    • Larissa P disse:

      Sei como é, Luciana. Eu tinha essa mesma percepção: que minha cara era de lua cheia, e meu nariz não ajudava. Mas às vezes é só a gente que se enxerga assim, sabe? Eu não sei como é contigo, mas eu senti uma libertação quando passei a gravar vídeos do meu rosto como ele é mesmo. Eu idealizava muito o rosto que queria ter, mas pra mim nunca foi saudável.

  2. Angel Meyer disse:

    Cada um de nós temos formas e jeitos diferentes, isso nós faz pessoas! Você é linda, adorei o post, muito lindo :)
    Beijooo, amei seu blog

  3. Oii, Lari, como vai?
    Menina, tu é linda <3
    Mas entendo bem seu ex-complexo, eu tenho um nariz grande também, não comprido, mas ele é meio gordinho, haha. Graças a Deus nunca tive problemas com isso. Achei essa modelo indiana muito linda. E, sabe, não vejo problema ter o narigão, cada um tem sua própria beleza. Fico feliz por você ter entendido isso e não sofrer mais com esse preconceito. <3
    Beijos

    • Larissa P disse:

      Ahh, Mii, obrigada! tu é linda, também, mulher. E que engraçado isso: eu não vejo nariz gordinho em ti. Acho louco isso da autopercepção da beleza não bater com o que os outros vêem da gente. Sabe?
      Pois é, mana. Me aceitar começou com a foto da Kiran. Representatividade importa até nesses detalhes **** S2

  4. Vc é linda do jeito que você é =)
    Tudo em harmonia, tudo faz você..
    Mas eu entendo sobre esse complexo pq me sinto assim, mas com outras parte do corpo.
    Tenho trabalhado diariamente nisso… já discuti em terapia.. e vamos que vamos rs

    • Larissa P disse:

      Brigada, Clayci! =) E ti que é toda barbiezinha ruiva? <22
      Poxa, sinta-se abraçada, mana. É foda isso do corpo, também. E tu foi corajosa de expôr isso na terapia. É um grande passo, sabe? Admitir pra gente mesma que incomoda, e que tá pesando. Vamo que vamo :)

  5. Kaila Garcia disse:

    Amei a forma como você abordou esse assunto, já tive muitos complexos: com o meu corpo, com o meu jeito e com o meu nariz também. Mas, fui aceitando cada pedaço que era rejeitado aos poucos. Comecei a apreciar aquilo que não gostava e entendi que cada particularidade é que faz a gente ser quem a gente é, e tudo bem ser diferente, tudo bem ser fora dos padrões. Somos incríveis assim! ❤

    • Larissa P disse:

      Sei como é isso, Kaila. Ahh, que coisa boa, mana <3 fico feliz que cê percebeu isso aos pouquinhos. Pra mim tá sendo um processo lento, também. E, sim: somos incríveis :) que a gente continue internalizando isso.

  6. Camila Faria disse:

    Lari, você é muito linda, não acredito que você acha o seu nariz feio. Uma loucura isso. Amei o post, mas sou suspeita para falar porque acho nariz grande super bonito (anos e anos assistindo filmes franceses, acho que foi isso, rs…). Aliás, Louis Garrel, um dos “narigudos” desse post, belíssimo e cheio de personalidade. Amo muito. <3

    • Larissa P disse:

      ahhh, Mila S2 Que comentário delícia. :) Obrigada, de coração <4

      Nossa, e eu já gostei dessa sua ~deixa~ dos filmes franceses. o.O Vou começar a ver pra ontem. :) Gostei do ponto deles terem narigão, hahahah.
      socorro, eu não sabia do Louis Garrel! aff. <4 Ele é muito charmoso, mana. benzadeus.

  7. Jéssica disse:

    Parabéns pelo seu post!
    Eu não acho que o meu nariz seja grande, mas eu não gosto muito dele, sabe? Complexo que aparecem na nossa cabeça por causa dos padrões do ”narizinho de Barbie”. Mas aí eu faço um bom contorno e tcharan… lá está meu narizito perfeito rs.

    Um beijo
    Jéssica Andrews Blog

    • Larissa P disse:

      Pois é, Jé. E acho que o lance é a gente se perguntar: o que é um nariz “perfeito”? Quem dita essa regra do nariz miúdo? Se estivermos fora desse padrão, somos necessariamente feia? (S
      Acho que a atriz Uma Thurman (de Kill Bill) é uma que resistiu à pressão de fazer rino. A partir daí você começa a aprender que existem outras formas de beleza. Um outro jeito de ser bonita. **..**

  8. Priscila disse:

    A gente tem uns complexos bestas né? Muita imposição da sociedade com padrões de beleza, que por Deus, já era né? Cada mulher e homem lindo, com o nariz grande, pequeno, tanto faz… o importante é o que a gente carrega por dentro.
    Tenho complexo do meu bochechão, vê se pode?
    Mas meu nariz é pequeno e eu nem dou bola pra ele, acho que a bochecha chama mais atenção rs
    Bjos flooooor

    • Larissa P disse:

      Lindíssima, falou tudo.
      HAHAHA, eu tive esse complexo da bochecha, também, Pri. É uma pressão tão grande da indústria da beleza, que a gente começa a enxergar defeito onde nem tem. E eu entendo o que tu sente. <3 Tamo no mesmo barco.

  9. Ana disse:

    Meninaaaaa! Eu tenho um problema com meu nariz também, durante muito tempo meu maior sonho era fazer cirurgia plástica nele, agora já estou mais tranquila em relação a isso, mas nos dias em que a auto estima despenca isso é a primeira coisa que me deixa mal. Acho que aos poucos a gente vai aceitando mesmo e aprendendo que aquilo faz parte de nós e somos lindas mesmo assim!

    • Larissa P disse:

      Pois é, mana. Comigo é assim, também: nos dias que a autoestima despenca o primeiro culpado é meu nariz. hahahah. 99) achei corajoso você admitir isso aqui.
      Eu acho que aprendi a ficar de boas com ele. Tem dias e dias, né? Mas acho que autoestima é um cultivo contínuo. <4

  10. Jennifer disse:

    Menina, esse teu post foi literalmente uma inspiração olha… Cada vez que eu volto aqui no Bossa eu acho que eu não posso me apaixonar mais e percebo que estava enganada.
    Se tu olhar na minha foto de perfil do “Sobre mim” lá no blog ou no meu insta da para perceber beeem o meu nariz de coxinha, quando eu era mais nova eu tinha muito complexo com tudo em relação a mim e já pensava em fazer mil e uma plásticas, mas ai eu cresci e fui amadurecendo meus pensamentos e não deixando as opiniões destrutivas entrarem.
    Hoje em dia acho meu nariz lindo porque eu sei que pode ter alguém parecido comigo, mas nunca será igual a mim, pelo menos não o pacote completo uahsuah

    Blog Covil Dourado | Facebook

    • Larissa P disse:

      aaaaa, Jennifer <3 Que incrível saber que tu tá gostando, mana. Deu até um quentin no coração aqui.
      Nossa, eu imagino. E acho que os padrões de beleza enaltecem muito o nariz miudinho. A pressão fica bem pior com atrizes e modelos. Acho que isso da gente portar nosso nariz grande é dizer que esse traço é bonito, sim. E quem não acha vai ter que engolir <3 Eu vi teu rosto, e achei super harmônico, mana. Pra mim, mostrar mais meu rosto nos stories, vídeos, etc, tem me feito bem. Eu deixo de alimentar neuras, sabe? Mas aí é o processo de cada umx, e vc vai achar o seu! <3

  11. Jennifer disse:

    PS: Não sei se a minha resposta chegou para tu, mas você não tem noção de como eu fico feliz em saber que eu alegrei pelo menos um pouco do teu dia S33 S33 S33
    Gostei muito do Bossa e sempre que você quiser, as portas do Covil estarão abertas para você.

  12. miga vc é linda!!! tudo no nosso corpo faz parte de quem somos e se torna nossa caracteristica pra sempre e precisamos olhar pra isso com mais amor. Pense que nenhuma beleza é eterna, a beleza de verdade ta mais pra dentro da gente e um nariz não reflete ela em nada. o que reflete são nossas atitudes para com as pessoas na vida. <3

    • Larissa P disse:

      Ei, Ana! Obrigada <4 Então, pensar isso é fácil na teoria. Acho que é mais complexo que isso, sabe? Por isso existe a psicologia: se fosse só ler uma frase positiva e enaltecer a diversidade, estaríamos todxs curados, né? Nosso corpo não absorve assim. Sobre o que você disse de "Beleza não é eterna e um nariz não reflete nada", para a pessoa reflete, sim. É importante respeitar. E não é só a estética envolvida, é um mar de insegurança que gera esse complexo. Beijos. <22

  13. Bia disse:

    Nos aceitar como somos e o primer passo pra felicidade!, ótimo post eu amei <4
    Que bom poder achar ese tipo de blog, interesante, lindo e cheio de verdades..
    Descobri ele por outros blog e acabei amando, fico aqui pra ver mais post seus!, te sigo amei, amei, amei! ****

  14. Fernanda N disse:

    Oie, Lari! Antes de mais nada, preciso dizer… Lindas as fotos do post. Sei que a ênfase era mostrar o tamanho dos narizes dos modelos (hahaha), mas eu fiquei encantada com as composições, de forma geral… Wow, muito lindas mesmo. Bom, ok, agora vou comentar o post… Eu também não gosto do meu nariz e tenho pavor de tirar fotos de perfil porque o meu nariz tem uma leve saliência na parte de cima (maldito ossinho nasal do demônio) e me deixa incomodada… Apesar de ele ser longo e fino, não tenho problemas com o jeito que ele aparenta de frente, meu problema é com a vista de lado… Enfim, que bom que você aceitou o seu nariz bonitinho, pois ele combina com o seu rosto… Manda a ver lá no Insta! :)
    Beijos

  15. Fiquei muito feliz ao ler o seu relato, não imagino o quanto é difícil sofrer preconceito pelo nariz grande, pois nunca sofri isso, mas desejo que você continue se aceitando e vendo tanta gente linda com um nariz parecido com o seu, pois sei que quando nos sentimos representadas isso ajuda muito na auto estima. <22 <22

  16. Andrea disse:

    Que post lindo, Lari!
    Eu também tenho o nariz totalmente fora dos padrões. Mas não é pouco, é muito, hahaha. Já falaram isso algumas vezes na minha cara, mas ninguém precisa me falar, já sei desde sempre.
    Confesso que não gosto muito de tirar selfies pq é a única coisa que eu vejo, mas… vida que segue…
    E você é linda demais, hein!!
    <3

  17. Lincoln Costa disse:

    Caramba, bacana esse insight. Ainda mais que eu li enquanto ouvia o vídeo da psicóloga do outro post hauhauha parabéns!

  18. Chell disse:

    Te entendo. Não sou muito fã do meu nariz, mas depois que vi como uma pessoa sofre depois de rinoplastia, decidi aceitá-lo =D
    Vi algumas atrizes com nariz parecido com o meu e também ajudou bastante! Realmente exemplos ajudam muito!

    E olha, seu nariz é lindo!

    AMEY!

  19. Thaty Lopes disse:

    Nossa, eu costumava ter problemas com a minha boca. Sempre me zuavam na escola por conta do “beição” que eu tinha. Aí conheci meu namorado, e ele me ama tanto por completo que eu mesma aprendi a me amar. Hoje amo cada pedacinho de mim e não tenho vontade de mudar nada.
    Você é linda mocinha =D <22

  20. BA MORETTI disse:

    merece todo sossego do mundo ♥

    amei TO-DAS as fotas, só pra deixar registrado :)