Falando sobre política

outubro 4, 2018 | Categoria: Conhecimento

Ei, meus amô. É tempo de eleição, de política. Daí acho que é hora do Bossa se posicionar.

Sinto que existe uma dicotomia muito forte entre esquerda e direita. No aspecto econômico, a esquerda defende o Estado provendo saúde, educação, alimentação, e direitos no geral. Por exemplo, os países da Europa que são de esquerda social-democrata são: Alemanha, França, Holanda, Dinamarca, Noruega, Suécia, etc.

A direita defende uma menor participação do Estado na vida pública e maior atuação das empresas. Por isso é a favor da privatização de empresas brasileiras como Petrobrás, Caixa Econômica, etc. Exemplo de países de direita/neoliberal: Estados Unidos.

Enfim, eu me considero esquerda moderada: não defendo o comunismo, embora a sugestão de Marx fosse plausível no tempo em que trabalhadores perdiam o braço na indústria e não eram indenizados. Eu quero muito que você respeite essa posição política, porque vivemos em uma democracia, e isso pressupõe respeito à pluralidade de opinião.

Eu respeito você ser de direita. No fundo, a gente quer a mesma coisa: governo sem corrupção. Tem isso em comum. Mas eu não apoio candidato com discurso de ódio às minorias como mulheres, negrxs e LGBT+. Em uma democracia, não apoio pessoa que consagra torturador da ditadura em rede nacional. 

Não vou estender isso, porque não quero convencer você. Sei que juntxs lutamos por um país melhor.

A essa altura, imagino que você já tenha sua/seu candidatx, né? Vou expôr o meu aqui no Bossa pra ti. 🙂😗

Por que Ciro Gomes? ✨

Eu gostei muito das propostas do Ciro. Ele impulsionou a economia do Ceará e diminuiu a taxa de mortalidade infantil do lugar, assim como ganhou uma premiação do Fundo das Nações Unidas em 1993. Foi um dos governadores mais bem avaliados do país, com 74% de aprovação. Já foi Ministro da Fazenda e participou da implantação do Plano Real. O que me deixa aliviada é que ele tem experiência: já foi Secretário da Saúde na gestão do Ceará, assumiu o Ministério de Integração Nacional em 2003, Procurador da Prefeitura, governador, etc. E é formado em Direito pela Universidade de Harvard. Para mim, Ciro está preparado para o cargo de presidente da república.

Enfim. Tem muita coisa que eu queria pontuar sobre Boulos (crush💖), Marina, Haddad, mas o post ficaria extenso. No mais, creio que Ciro possa vencer o bozzo-fascista mais que xs outrxs.

Uma coisa que é importante saber ✨💫

Fica espertx: o sistema eleitoral pra legislativo é baseado em voto proporcional. Isso quer dizer que esse sistema permite, por exemplo, que candidatos com uma votação menor consigam derrotar concorrentes com votação superior. Exemplo: Camila Valadão teve 3.000 votos em 2016, mas o partido dela teve pouco voto, por isso ela não foi eleita. Já o candidato Clebinho se elegeu com apenas 1.500 votos. Por isso, eu sei também o partido que votarei: o mesmo do Boulos e do Jean Wyllys: PSOL.
Enfim, o post é curtinho, gente. Senti que era a hora de me posicionar nesse momento tão importante do país.

Espero que tenha gostado. Que a gente possa cultivar diálogo com amor aqui, para falar de um assunto tão delicado.

Um beijo. 🌻💖

Postado por: Larissa P | Tags: ,

O que você acha? :)

87 oo o.O cry S33 S2 D <s2 <4 <33 <22 ;F ;) :D :-) :* :( : 99s 99) 00 --/ *.* **..** **** (S
  1. Rowenna disse:

    É isso, precisamos vencer o fascismo, não podemos deixar uma pessoa tão ignorante representar uma nação tão plural e a sétima economia mundial.

  2. rebeca disse:

    Isso aí garota, em tempos obscuros como esse que a gente ta passando, é importante dizer como a gente se sente em relação a isso.
    Sei que não era o foco mas eu AMO o “deixe a esquerda livre” HAHA, e eu odeioooooo que as pessoas não respeitam isso nem na política nem na maldita escada rolante que tem adesivos colados dizendo exatamente isso “SAI DA ESQUERDA PRA O POVO PASSAR MEU DEUS”, da vontade de empurrar todo mundo. Brincadeira ahdosajf mas eu reviro os olhos
    Ciro <3 crush sugar daddy
    parabéns pelo post, foi muito bem colocado.
    mil beijinhos
    com carinho,
    beca;

  3. Yasnaya disse:

    Que plot twist foi essa votação ne!!Quem diria.
    Quanto mais eu espero que acabe logo, mais tenho receio do resultado.
    Nunca senti medo ao exercer um direito, mas foi inevitável, porque as pessoas estão delirantes e sem respeito ao próximo.
    Masss enquanto existir democracia vamos lutar, e mesmo depois, como li em algum lugar, afinal é uma luta contínua. :
    Enquanto isso usemos nossa voz, nosso poder de revolução está aí.

    Vamos em frente!
    xero
    –Ahh o post super pessoal e complicado KKKK tá difícil, mas tá fluindo! Uma hora sai.

  4. Leslie Leite disse:

    Eu gosto de estudar política como base para reflexões sociais. Mas, não a discuto, não tenho posicionamento.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

  5. Kaila Garcia disse:

    Confesso que não gosto de falar de alguns assuntos e política é um deles. Acho incrível cada um apoiar um partido, mas infelizmente muitas pessoas não respeitam a opinião das outras. Por isso, essa eleição tem sido tão cruel.

    http://www.kailagarcia.com

  6. Fe disse:

    Super legal seu posicionamento! Eu confesso que ainda não entendo muito de política, mas tenho tentado aprender, ainda mais nos tempos que estamos passando. Infelizmente não estou podendo votar nessas eleições porque mudei repentinamente do Rio para São Paulo e não consegui transferir meu título nem votar em trânsito por causa dos prazos. :( De qualquer forma, #elenunca por aqui. Um beijo!

  7. Renata disse:

    Eu também acho importante nos posicionarmos em uma hora tão crítica como essa. Depois de domingo as coisas tem ficado mais complicadas ainda e dá muito medo do que o futuro nos reserva. Mas ainda assim, seguimos fortes. Votei no Ciro no primeiro turno porque li e conheci o plano de governo dele, as propostas e poxa, seria tão bom se tivesse avançado né? Mas como não rolou ele no segundo turno, o que importa agora é combater os discursos de ódio, de violência e carregados de preconceitos. Ele não. Nem aqui, nem em qualquer lugar.

    Um beijo Lari,
    Rê | https://rivieredusouvenir.blogspot.com/

  8. Essas eleições está desgastando muita gente, né?
    O que mais me deixa triste é o ódio. Realmente ele cega as pessoas e não as fazem pensar nas consequências das suas escolhas.
    Mas #EleNão!
    ELE NUNCA